Ioga e meditação melhoram a função cerebral e aumentam os níveis de energia



Praticar sessões curtas de Hatha yoga [estilo que envolve posturas físicas e exercícios de respiração combinados com meditação] e meditação mindfulness [que inclui pensamentos reflexivos, emoções e sensações corporais com clareza e aceitação] pode melhorar significantemente a função cerebral e os níveis de energia, de acordo com um novo estudo da Universidade de Waterloo, no Canadá.

O estudo descobriu que praticar somente 25 minutos de ioga ou meditação por dia pode aperfeiçoar as funções do cérebro, habilidades cognitivas, a habilidade de controlar respostas emocionais impulsivas e padrões habituais de pensamento e ações.

“O Hatha yoga e a meditação mindfulness focam no poder de processamento consciente do cérebro em um número limitado de ações como respirar e fazer poses, e também reduzem o processamento de informações não essenciais”, diz Peter Hall, professor da Escola de Saúde Pública da universidade. “Essas duas funções podem ter algum efeito positivo nos momentos seguintes à sessão, como o fato de as pessoas serem capazes de focar mais facilmente em tarefas do dia a dia.”

Para o experimento, mais de 30 participantes completaram 25 minutos de ioga, 25 minutos de meditação e 25 minutos de leitura silenciosa (uma tarefa de controle), não necessariamente nessa ordem. Após a meditação, os participantes apresentaram desempenho significativamente melhor na tarefa, se comparados aos que leram depois da ioga.

“A descoberta sugere que há algo de especial na meditação – ao contrário das posições físicas – que carrega diversos benefícios cognitivos da ioga”, diz Kimberley Luu, autora do estudo.

A pesquisa também descobriu que a meditação e a ioga são efetivas em melhorar os níveis de energia, mas a ioga tem um poder mais significante do que a meditação sozinha.

“Existe um número de teorias sobre exercícios físicos como a ioga que melhoram os níveis de energia e testes de performance cognitiva”, conta Kimberley. “Elas incluem a liberação de endorfinas, aumento de circulação do sangue no cérebro e foco reduzido em pensamentos de reflexão. Embora ultimamente essa ainda é uma questão em aberto.”

“Embora o aspecto meditativo pode ser mais importante do que as poses físicas para melhorar as funções do cérebro, existem benefícios adicionais no Hatha yoga, incluindo melhoras na flexibilidade e aumento da força”, diz Hall. “Esses benefícios podem fazer esse tipo de ioga superior à meditação isolada, em termos de vantagens para a saúde.”

Fonte: Uol

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