O que acontece após uma sessão de Constelação Familiar?

* Por Elen Lisboa

Desenvolvida pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é uma terapia que procura identificar a origem conflitos, traumas, medos e até mesmo doenças por meio de laços e padrões familiares. Para isso, utiliza-se um grupo de pessoas – ou, no caso de sessões individuais, diferentes tipos de âncora – para representar os membros de uma família ou grupo, suas relações, suas vivências ou de seus respectivos antepassados. A partir disso, é possível identificar padrões e repetições que podem permear uma família, grupo ou empresa por gerações e afetar a vida e as relações do indivíduo no presente.

Sabendo como funciona a sessão, imagine agora que você passou por uma e que entendeu os padrões e as origens de diversos sentimentos e conflitos em sua vida. O que você faria a partir de então? Tentaria mudar, buscando quebrar esses padrões que cercam a sua vida e sua família? Esta pode parecer ser a resposta mais óbvia, mas o convite dessa terapia é justamente experimentar outra possibilidade.

Bert Hellinger explica que, após uma sessão, o que se tem é uma imagem final. Isto é: após representados os acontecimentos passados e suas consequências, chega-se ao momento atual, em que se tem o resultado de tudo. Seguindo os princípios das constelações, essa imagem não deve ser mudada abruptamente, seja pela pessoa que está em seu centro, seja por outros que a tenham observado. 

O segredo da atuação das constelações familiares, segundo ele, está em o indivíduo deixar essa imagem ser absorvida e descansar em seu interior, permitindo que a ação necessária para mudá-la surja de forma natural e no seu tempo certo. Sendo assim, discutir e agir diretamente sobre o conteúdo das constelações pode interferir em seu rumo e impedi-las de agir como poderiam.

A resposta para alguém que passou por essa experiência, portanto, está na aceitação do que foi possível até aqui e do que é possível agora, na paciência e na confiança. Enquanto a paciência permitirá que não se aja impulsivamente sobre realidades ainda atuantes sobre aquela vida, a confiança permitirá crer que, no tempo certo, chegará o momento em que se terá força e impulso para agir e dar um novo passo.

* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é terapeuta e consteladora familiar com formação pelo Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas (IBSS), liderado pela psiquiatra Dagmar Ramos. É coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF), e possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. 

Leia mais
Três curiosidades sobre a Constelação Familiar

Leia também

Transforme a meditação em um hábito de vida

Descubra qual é a meditação mais indicada para a sua rotina e transforme-se com seus benefícios.

Qual a diferença entre Meditação e Mindfulness?

No artigo, a coach Elen Lisboa explica as diferenças e as características de cada conceito.

O que é e como funciona a terapia de Barra de Access?

Entenda os conceitos e as comprovações científicas por trás desta terapia alternativa que tem ganhado o mundo.

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS
×

Não vá embora ainda!

Antes de sair, olha o que preparamos com muito carinho pra você! :)

Como definir prioridades e alcançar objetivos
eBook
+ Planner mensal
+ Planner semanal